segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A pessoa enquanto sujeito de Direitos e Deveres; Moral social

Neste post são abordados os seguintes temas: "A pessoa enquanto sujeito de Direitos e Deveres" e a "Moral social".

O ser Humano na vida é sujeito a uma filosofia que é: respeitar direitos e deveres e, saber ser e estar na sociedade. São valores referidos que devem acompanhar uma pessoa, mas para isso acontecer é preciso respeitar os seguintes items:
- qualidades humanas e integração de conhecimentos nas dimensões da espiritualidade e da cultura;
- disponibilidade física e espiritual para o acolhimento à palavra, à presença ou simplesmente, ao silêncio (respeitar o silêncio é fundamental).

Quando estamos sujeitos a direitos e deveres temos de ser pessoas conscientes, equilibradas, e adaptada à sociedade, para podermos ultrapassar os obstáculos, que ela nos coloca no dia-a-dia. Além disto, também temos as obrigações como trabalhadores, onde devemos agir sempre de boa fé, para atingirmos o cumprimento das respectivas obrigações.

Podemos dizer que os direitos e a moral apresentam algumas semelhanças entre si, pois a moral funciona como "regulador" das nossas vidas em sociedade, que implica, que todos se respeitem, e conheçam as suas fronteiras. A moral social, é considerado um valor de liberdade que se associa ao comprometimento ético de respeito ao outro e de compromisso com a verdade que a pessoa enquanto sujeito de direitos e deveres deve ter presente numa sociedade.

Durante este ano e meio já percorrido no curso de Animação sociocultural, aprendi que um Animador Sociocultural é fundamental na sociedade, pois tem a função de inverter comportamentos, atitudes e sensibilizar a sociedade para as problemáticas. Neste caso, e para que possa cumprir o seu trabalho com êxito, o Animador Sociocultural deverá possuir estas capacidades e valores, de forma, a poder responder correctamente às necessidades da sociedade.

Sem comentários:

Enviar um comentário